terça-feira, 8 de outubro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA.....OQUE DEVO FAZER??


Atividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população. A atividade física e os esportes saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável,junto da alimentação saudável, da vida sem tabaco e de outras substâncias perigosas para a saúde. A prática regular de atividade física e esportes beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades. A atividade física é: 


para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças e da melhoria da qualidade de vida; 
para os governos: um dos métodos com melhor custo-efetividade na promoção da saúde de uma população. 
Qual a relação entre o sedentarismo e o aumento de algumas doenças? O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Este aumento global, epidêmico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável. Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do câncer da mama, cólon e reto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquémica. 


O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas para a atividade física. Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem. A atividade física é, juntamente com uma alimentação saudável a chave para o controle do peso. 


Como evolui o sedentarismo no mundo? No mundo inteiro, mais de 60% dos adultos não efetuam os níveis suficientes de atividade física benéficos para a sua saúde. O sedentarismo é mais prevalente nas mulheres, idosos, indivíduos de grupos socio-económicos baixos e nos indivíduos com incapacidades. Tem-se, também, assistido a um decréscimo da atividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo o mundo, e agora em muitas escolas. O sedentarismo ocupa grande parte do tempo das pessoas e daí as consequências para a saúde serem tão significativas. 



Em que medida o meio físico e social condiciona a atividade física? 
O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implementação e no acesso de todos à atividade física. Há que promover a atividade física ao encorajar o uso de transportes públicos, tornando-os acessíveis, atrativos e seguros. 
Quais são os benefícios da atividade física? A atividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns tipos de câncer e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial. 
A participação em atividades físicas pode melhorar o sistema musculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão. 

Vantagens da atividade física regular: 

• Reduz o risco de morte prematura; 
• Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte; 
• Reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer do cólon e diabetes tipo 2; 
• Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afeta 1/5 da população adulta mundial; 
• Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso; 
• Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fratura do colo do fémur que afeta principalmente as mulheres; 
• “Mulheres fisicamente ativas têm menos 40 a 50% de probabilidade de desenvolverem câncer do cólon e menos 40% de desenvolverem câncer da mama; Mulheres fisicamente ativas têm menos 30 a 40% de probabilidade de desenvolverem câncer do útero e menos 30 a 40% de probabilidade de desenvolverem câncer do pulmão”. 
• Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores articulares e dores nos joelhos; 
• Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis; 
• Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão; 

• Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes. 

Qual a quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde? Os benefícios para a saúde geralmente começam a ser obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de atividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de atividade pode ser atingido diariamente através de atividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, trabalhos manuais no jardim e em casa, dançar e outras atividades físicas desportivas e recreativas. Benefícios adicionais podem ser obtidos através de atividade física diária moderada de longa duração. As crianças e adolescentes necessitam de 60 minutos de atividade física, todos os dias, de natureza aeróbia e, complementarmente, de exercícios que solicitem a força muscular e a flexibilidade. O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de atividade física vigorosa/moderada. 

Quais são os benefícios econômicos da atividade física? 

• Reduz os custos dos sistemas de saúde; 
• Aumenta a produtividade; 
• Melhora o ambiente físico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário