quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que é Overtraining e Overuse

Os inimigos do seu treino


OVERTRAINING E OVERUSE

       Com base nos conhecimentos sobre os termos q nos foram passados iremos caracterizar o overtraining e o overuse,definição,o que ele traz para a saúde e como devemos cuidar do nosso bem estar.  
    O overtraining é uma designação para o treinamento intensivo, de forma inadequada. Muitas vezes pode ser evitado com uma pausa para recuperação dos treinos,pode ocorrer lesões no atleta como também problemas cardíacos e fadiga. Sempre que começar com uma atividade física deve-se fazer avaliações para cada tipo físico e assim tendo um treino adequado.  
      Os atletas que correm a muito tempo tem menos riscos de sofrer lesões do que os que estão começando agora, pois seu corpo já se acostumou ao ritmo intenso de treinos bem como tem ótima qualidade de vida. O lado ruim são os sintomas que o intenso treino pode trazer, como: perda de apetite, insônia, cansaço, dores de cabeça, perda no rendimento, entre outros. Algumas dicas para seu treino ser adequado: sempre se aquecer antes das atividades,alongamentos, tênis adequado para impactos bem como um gelo para o término da atividade. Estima-se que só depois de 7 anos de corrida o corpo está apto para atingir ótimos resultados. 
     O overuse é uma designação para repetições de atividades em excesso podendo provocar desgaste dos tecidos. As causas mais comuns das lesões por overuse são os erros de treinamento. Exemplos de lesões por overuse são fratura de estresse,ou uma tendinite de aquiles. Anti-inflamatórios são muito úteis para tratamento de lesões bem como acompanhamento de um médico especializado.  
      O bom senso é muito importante para se prevenir lesões por overuse,escutar seu próprio corpo impondo seus limites para ter um treino apropriado e uma qualidade de vida mais saudável.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário