sexta-feira, 6 de setembro de 2013

""Gripe"" Sua avó tinha razão... “ou não!”

Para driblar a gripe, sua avó tinha razão... “ou não!” Confira mitos e verdades sobre a doença mais comum no inverno por Manuela Biz
·      Tomar sorvete ou sair sem blusa causa gripe. MITO”

A gripe é uma doença provocada por vírus. Então você não vai ficar gripado por conta da friagem em si. Mas fique ligado: “O frio pode reduzir defesas do organismo contra o vírus causadores da doença”, explica Moises Chencinski, pediatra de São Paulo e membro da Associação Homeopática Brasileira. A aglomeração de pessoas que ocorre mais no inverno (todos buscam lugares fechados para o lazer como shoppings) também favorece o contagio pelo vírus, já que há maior proximidade entre as pessoas e menor renovação de ar.

·       Espirros e nariz escorrendo significa que estou gripado. MITO”

Você pode estar apenas resfriado. Gripe e Resfriado afetam as vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe), mas possuem diferenças. O resfriado é causado por mais de 200 tipos de vírus. A gripe é provocada apenas pelo vírus influenza. No resfriado, a febre é rara, há coriza e espirros que somem em até sete dias. Já a gripe costuma provocar febre alta por até quatro dias e pode durar duas semanas.
·       Pastilhas e mel ajudam quem está com a garganta inflamada. VERDADE”

Estudas comprovam que chupar pastilhas de mel aliviam a garganta irritada, sim. Mas não é só as pastilhas de mel que tem esse efeito, a de outros sabores também: o efeito umidificante da saliva na garganta é o que faz a diferença nesse caso. “explica Sumire Sakabe, infectologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

·       Tomar chá quente auxilia a gripe. MITO”

Chá como qualquer outra bebida quente, pode turbinar a sensação de conforto e hidratação. Não combate, porém, o vírus da gripe.

·       Pôr um lenço umedecido com álcool no pescoço melhora a tosse. “VERDADE”


Isso provoca sensação de calor, que pode aliviar dor e tosse. “Mas vapores do álcool próximos do nariz podem intoxicar, alerta Chencinski. Evite fazer isso em locais em que o ar não circula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário