segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A "BANANA" - Informação

A BANANA E OS SEUS BENEFÍCIOS

A banana é uma fruta de alto consumo entre atletas: boa fonte de energia e potássio, pode ser facilmente "transportada" para os treinos, o que a torna pratica para o consumo, além de ser bem aceite pela maioria das pessoas.
Os atletas acreditam que a banana pode garantir melhores desempenhos musculares, e os nutricionistas recomendam como uma das fontes de hidratos de carbono para antes e após os treinos.

Além de saborosa e saudável é fonte de vitamina B6, hidratos de carbono e potássio que são importantes na regulação da contracção muscular e equilíbrio hídrico durante o exercício.
Além do potássio, os atletas podem consumir bananas por conter uma boa quantidade de hidratos de carbono, capaz de recuperar as reservas energéticas durante o exercício. Este facto foi comprovado por Mitchell et al, utilizando 10 indivíduos treinados, que após o exercício físico consumiram quantidades pré-estabelecidas de bananas e recuperaram suas reservas.

A composição média por 100 grms de banana:
Kcal 92
Hidratos de Carbono: 23,4g
Proteínas: 1,04g
Gorduras totais: 0,48g
Fibras totais: 2,03g
Vitamina B6: 0,36 mg
Potássio: 396,0mg
Sódio: 1,0mg
Cálcio: 6,0mg
Magnésio: 29,0mg
Fósforo: 20,0mg
Para os que toleram bem a digestão das bananas podem consumi-las antes do treino, e a quantidade a ser utilizada depende do tipo de treino e a duração do mesmo.
Durante o exercício físico temos perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através da transpiração.
Em média são perdidos 330mg de potássio por litros de suor. Além disso, o potássio auxilia na contracção muscular e sua carência está relacionada ao surgimento de câimbras.
A presença da vitamina B6 na banana, com funções directamente ligadas ao metabolismo energético, principalmente nas reacções que favorecem a quebra do glicogênio muscular e com isso o organismo poupa o uso das proteínas musculares, fundamental para evitar a perda de massa muscular e favorecer a sua recuperação para o próximo treino. Esta vitamina ainda potencializa a absorção do zinco um mineral que participa dos processos de reparação dos tecidos e exerce papel no sistema imunológico.
As bananas ainda são fontes de triptofano, aminoácido relacionado à melhora da actividade cerebral e melhora no sono.

Conclui-se então que a banana é uma excelente sugestão para lanches e até complemento das refeições.
Fonte: Cynthia Costa - Nutricionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário